14 de junho de 2014

EBP-RJ: Seminário Autismo e psicose na infância


 
                          Diretoria da SeçãRio | Convida__              

 Seminário Autismo e psicose na infância

Após este início que se apresentava para mim apenas como uma observação, pois o projeto de um tratamento não tinha ainda si ousado com uma criança tão pequena, ela faz um verdadeiro retrocesso. [...] No seu rosto de velha precoce, não resta mais que um olhar desolado, patético, que ela me lança quando eu a deixo. É este olhar que me trará de volta, que começará uma aventura analítica para ela e para mim e que me tornará analista.
Nadia – Rosine Lefort

Quando termino a sessão do outro paciente, a mãe me avisa que ela fizera cocô na fralda, agachada, frente à porta. [...] Penso: um primeiro endereçamento... e tudo se perde? Passa algum tempo até que eu avance na minha formação e possa lhe dizer: "Que ela não precisava me entregar nada de seu corpo para entrar no meu consultório e ter sua sessão". [...] também lhe falei que eu não exigia nada de seu corpo, que ela realmente não tinha que me entregar nada do seu corpo para que isso acontecesse.
A.C. – Cristina Vidigal

Dedicada ao tratamento do sujeito para quem "não existe Outro", Rosine Lefort se indaga se o simbólico já está presente desde o início, no tratamento analítico de Nadia (Nascimento do Outro, 1980), introduzindo a questão da detecção precoce do autismo na orientação pelo real e a posição presente e inventiva do analista, que esta clínica requer.
No Seminário de junho, finalizaremos a leitura deste caso e discutiremos as montagens topológicas no autismo, a partir do caso A.C. (Cristina Vidigal, "Bordas sob transferência", in: O autismo hoje e seus mal-entendidos – Conversação Clínica de Salvador, 2013). No encontro com um analista, sob transferência, verificaremos suas invenções, pedaços de real, como efeito da intervenção calculada da analista. 
Após as férias de julho, retomaremos o Seminário com a leitura do caso Marie-Françoise (Rosine Lefort, Nascimento do Outro).

Coordenação: Ana Martha Maia e Rachel Amin

Datas: 14 de junho, 2 agosto, 13 setembro, 4 outubro, 1 novembro e 6 dezembro. Sábados, 10h.

Local: Sede da EBP-Rio. Rua Capistrano de Abreu, 14. Humaitá. E, por Skype, para Teresópolis.

Inscrições e informaçõesanamarthamaia@gmail.com


__,_._,___
-->

Nenhum comentário: